IMPORTANTE

APRESENTAÇÃO DOS CURSO DE 2022
Conheça a relação dos Cursos Presenciais programados para o ano de 2022.
SAIBA MAIS


PRÓXIMO CURSO : REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE SÃO PAULO
CURSO PRESENCIAL EM 19/03/2022
Em 2021 foram realizados eventos virtuais de avaliação e proposição do Plano Diretor Estratégico aprovado em 2014. Buscou-se tornar mais efetivos seus instrumentos que serão discutidos e aperfeiçoados em 2022 definem as regras para o uso e a ocupação dos espaços da cidade.
O objetivo prioritário é incentivar mais moradias em áreas dotadas de boa infraestrutura e empregos, serviços e equipamentos públicos de qualidade em áreas mais afastadas do centro.
Venha participar.
SAIBA MAIS
INSCREVA-SE

CONHEÇA O FACEBOOK DO INSTITUTO CIDADE
Agora você pode obter informações de nossos trabalhos e de nossos cursos através do Facebook.
-Clique para Temas Urbanísticos Selecionados.
-Clique para Assuntos de Sustentabilidade.
-Clique para Questões de Mobilidade Urbana.

PLANO DE MOBILIDADE URBANA:
SEU MUNICÍPIO JÁ TEM?

O acesso a recursos federais está vinculado à apresentação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana.
A TECTON / Instituto CIDADE está habilitada para desenvolver este Plano, preparar as equipes municipais, bem como prestar consultoria.
ENTRE EM CONTATO para que seu Município desenvolva o seu plano.

URBANIZAÇÃO DE FAVELAS


O problema habitacional brasileiro demanda soluções nas áreas de provisão habitacional, regularização de loteamentos e reurbanização de assentamentos subnormais.
MAPA 5Destas 3 formas de intervenção, a mais complexa e que demanda o maior conhecimento específico é, sem dúvida, a última, já que o processo de favelização é face mais crítica do problema habitacional, protagonizado por aqueles incapazes de adquirir seu lote ou casa. A invasão de áreas públicas ou privadas, acompanhada da precária construção de moradias é a sua principal característica.
Recuperar áreas social e ambientalmente degradadas e melhorar qualidade de vida e condições ambientais destes agrupamentos são os objetivos da atividade de reurbanização de favelas.
A implementação das obras de Reurbanização de Favelas é a mais delicada forma de intervenção urbana, demandando um complexo emaranhado de atividades de obras contraposto à dinâmica realidade da comunidade, quando tarefas de adequação e atendimento a novas demandas são necessárias.
Curso buscará abordar aspectos relativos a projeto de reurbanização de áreas socialmente degradadas, compreendendo sistema viário, consolidação geotécnica, drenagem, abastecimento de água, esgotamento sanitário.
Mostrará ainda as diversas etapas do método de trabalho como levantamento físico, diagnóstico social, plano de intervenção e projetos executivos.

Metodologia
O curso conterá apresentações expositivas e sessões de discussão e debate entre participantes contemplando os assuntos abordados.

Conteúdo Programático

  • O Processo de Favelização
  • Análise Situacional Temática
  • Formas de Intervenção
  • Exemplos de Atuação


(11) 3571-7311