IMPORTANTE

APRESENTAÇÃO DOS CURSO DE 2022
Conheça a relação dos Cursos Presenciais programados para o ano de 2022.
SAIBA MAIS


PRÓXIMO CURSO : REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE SÃO PAULO
CURSO PRESENCIAL EM 19/03/2022
Em 2021 foram realizados eventos virtuais de avaliação e proposição do Plano Diretor Estratégico aprovado em 2014. Buscou-se tornar mais efetivos seus instrumentos que serão discutidos e aperfeiçoados em 2022 definem as regras para o uso e a ocupação dos espaços da cidade.
O objetivo prioritário é incentivar mais moradias em áreas dotadas de boa infraestrutura e empregos, serviços e equipamentos públicos de qualidade em áreas mais afastadas do centro.
Venha participar.
SAIBA MAIS
INSCREVA-SE

CONHEÇA O FACEBOOK DO INSTITUTO CIDADE
Agora você pode obter informações de nossos trabalhos e de nossos cursos através do Facebook.
-Clique para Temas Urbanísticos Selecionados.
-Clique para Assuntos de Sustentabilidade.
-Clique para Questões de Mobilidade Urbana.

PLANO DE MOBILIDADE URBANA:
SEU MUNICÍPIO JÁ TEM?

O acesso a recursos federais está vinculado à apresentação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana.
A TECTON / Instituto CIDADE está habilitada para desenvolver este Plano, preparar as equipes municipais, bem como prestar consultoria.
ENTRE EM CONTATO para que seu Município desenvolva o seu plano.

TRABALHOS DESENVOLVIDOS 

CONCURSO HABITAÇÃO PARA TODOS
Promovido pela CDHU e IAB-SP, o concurso buscava novas alternativas tipológicas para utilização em empreendimentos habitacionais.

A proposta apresentada constitui-se em Moradia Coletiva Individualizada, com acesso, vaga para auto e quintal exclusivos. O projeto buscou o melhor aproveitamento, inclusive para terrenos de alta declividade. Clique para acessar as Pranchas do Projeto: Prancha 1 : Prancha 2 : Prancha 3 : Prancha 4 : Prancha 5 : Prancha 6 : Prancha 7 : Prancha 8

CONCURSO MORAR CARIOCA
Promovido pela Secretaria Municipal de Habitação e IAB-RJ, trata-se de Concurso Público Nacional para Seleção de Equipes Multidisciplinares Coordenadas por Arquitetos para elaboração de Projetos de Urbanização em Favelas na Cidade do Rio de Janeiro.

Nossa proposta metodológica compreende 6 etapas: Reconhecimento, Diagnóstico, Plano de Intervenção, Projeto Básico, Obra e Pós Obra e Titulação.
Clique para conhecer nossa proposta e acessar suas folhas:
Folha 1 / Folha 2 / Folha 3 / Folha 4 / Folha 5 / Folha 6

PLANO DE URBANIZAÇÃO DA FAVELA VILA JACUÍ
A urbanização da Favela Vila Jacuí, com 6.500 famílias, é um trabalho de 3 anos, inaugurado em Setembro 2010 com a presença do Governador, Prefeito e Secretário Estadual de Habitação, tendo compreendido além da proposta técnica, trabalho social participativo e trabalho integrado de adequações em campo.

PLANO DIRETOR METROPOLITANO DE MANAUS
Com 8 municípios e mais de 100.000 km2, o Plano Integrado e Sustentável da Região Metropolitana de Manaus, elaborado para o consórcio Vetec-Valente, traz a marca de uma região metropolitana de caráter pioneiro.

PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL DE LIMEIRA
A elaboração do PLHIS de Limeira ficou a cargo do Instituto CIDADE, cuja Proposta Metodológica contemplou a formulação de Diagnóstico e Plano de Ação, viabilizando o aproveitamento habitacional das áreás disponíveis.

PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL DE MOGI MIRIM
O PLHIS de Mogi Mirim foi elaborado por técnicos do Instituto CIDADE, de forma participativa, permitindo a proposição de alternativas habitacionais compatíveis com a situação diagnosticada.

PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL DE PINDAMONHANGABA
A formulação do PLHIS de Pindamonhangaba considerou a análise sócio-econômica e priorizou a atuação em áreas de maior vulnerabilidade docial.

PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO DE COCAL DO SUL/SC
Os consultores do Instituto CIDADE através da FINATEC elaboraram o Plano Diretor de Cocal do Sul, no Estado de Santa Catarina.
Integrante da Região Metropolitana Carbonífera, este município tem população de 14.869 habitantes, com extensão territorial de 79 km2.

PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO DE FRANCO DA ROCHA/SP
Como consultores da FUPAM, equipe integrada pelos técnicos do Instituto Cidade desenvolveu o PLANO DIRETOR DE FRANCO DA ROCHA, em 2006.
O município integrante da Região Metropolitana de São Paulo tem população de 121.000 habitantes e extensão territorial de 143 km2. CLIQUE para conhecer o Plano Diretor aprovado.

PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO DE ORLEANS/SC
Em parceria com a FINATEC, o Instituto CIDADE elaborou o Plano Diretor de Orleans, em Santa Catarina.
Este município tem extensão territorial de 549 km2 e população de 20.859 habitantes.

PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO DE OURINHOS/SP
Localizada na região oeste do Estado de São Paulo, Ourinhos goza de estratégica posição no acesso ao Paraná e toda região Sul do Brasil. Com 282 km2, este município tem população de 106.000 habitantes.
A formulação de PLANO DIRETOR DE OURINHOS foi delegada ao Instituto UNIEMP, que contou com a equipe do Instituto Cidade para a coordenação dos trabalhos.

PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO DE PINDAMONHANGABA/SP
Importante município do Vale do Paraíba, Pindamonhangaba tem 140.000 habitante e extensão territorial de 746 km2.
Para a elaboração de PLANO DIRETOR DE PINDAMONHANGABA, esta prefeitura contou com o apoio da equipe do Instituto Cidade, como consultores do escritório Valente Valente.
Na foto abaixo, a proposta de uso do solo, elaborada em 2006.

(11) 3571-7311